Nosso local de ensaio, Templo Tzong Kwan

O espaço onde se realizam os ensaios diz muito sobre a personalidade artística de um grupo musical; seus valores, seus objetivos, suas aspirações, enfim todas aquelas coisas que juntas formam a história individual e coletiva dos músicos. Além de servir de ponto de encontro para a prática musical pode também vir a ser o lugar das invenções, das discussões, das conversas e das risadas; enfim, o lugar onde se fabricam as ideias e as músicas. De todos os espaços, que nós do Ensemble Gaoshan Liushui poderíamos estar, nenhum seria melhor do que o Templo Budista Tzong Kwan, onde ocupamos uma das salas do Centro de Cultura Chinesa de mesmo nome. Localizado no bairro da Vila Mariana (à Rua Rio Grande, 498), o Templo Tzong Kwan é um cantinho da cultura chinesa em São Paulo. Lá nos encontramos periodicamente para ensaiar, estudar, praticar e inventar maneiras de dialogar e nos expressar com a cultura chinesa. Fundado em 1993 pelo monge itinerante Mestre Pu Hsien (1942-) com ajuda dos imigrantes chineses já estabelecidos e inseridos na sociedade brasileira, o Templo Tzong Kwan representa um pedaço da história da imigração chinesa no Brasil. Com suas colunas redondas, seus telhados encurvados, e seu amplo salão de teto avermelhado, onde repousa a grande imagem de Buda Amithaba, o Templo oferece a legítima atmosfera chinesa aos visitantes que por ali venham a passar.
FB_IMG_1459547171168
É frequente na história da música chinesa grupos instrumentais realizarem suas atividades (ensaios e concertos) com suporte dos templos e monastérios. Contudo, isso não significa que as atividades musicais sejam de caráter religioso, ou que os músicos pertençam a esta religião, mas que a cultura chinesa, seja budista ou taoista, considera a música importante para a sociedade, acolhendo aqueles grupos que participam das comunidades e suas festas. A música chinesa sempre esteve ligada à formação de comunidades, e por esta razão ela sempre ocupou e se instalou nos centros de referência de uma cultura local. Vai daí os templos budistas serem pólos disseminadores da cultura oriental. 

5

Em breve o Ensemble Gaoshan Liushui realizará ensaios abertos ao público. Quem quiser assistir ao vivo, e conhecer de perto um pouco da cultura chinesa, fique ligado! Em breve maiores informações em nosso site.
O Templo Tzong Kwan fica na Rua Rio Grande, 498 – Vila Mariana / SP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s