formação instrumental

Gu Qin (古琴)
O Gu Qin é uma cítara chinesa de 7 cordas. Este é considerado um instrumento dos “sábios chineses” e tem uma história de mais de 5000 anos. Tradicionalmente é um instrumento solo, por isso sua inclusão dentro do conjunto instrumental constitui um grande desafio.
Er Hu ( 二胡)
No Ocidente é popularmente chamado de violino chinês. É um instrumento de duas cordas em que o arco fica entre as cordas para produzir o som. Foi introduzido na China há mais de mil anos atrás por povos da Ásia Central. É usado tanto para música solo quanto para formações em grupo e orquestrais.

Yang Qin (楊琴)
É denominado no Ocidente como o “Saltério Chinês”, e existem 3 versões de história para suas origens: origem da Persia através da Rota da Seda, origem a partir adaptação do clavicorde e origem propriamente chinesa, a partir do Gu Qin. Para produzir o som, usa-se dois martelos para bater nas cordas. É um instrumento cromático. Assim como o Er Hu, é usado tanto para música solo quanto para formações em grupo e orquestrais.
Di zi (笛子)
Popularmente conhecida como flauta de bambu chinesa. Tem suas origens na dinastia Han, há pouco menos de 2000 anos atrás. A sua grande particularidade é o “Dimo”, membrana feita de papel de arroz que dá a ressonância característica do instrumento. Cada flauta tem a sua escala (C maior, G maior, etc…), ou seja para cobrir todas as escalas, é necessário ter 12 flautas. É bastante utilizado na música folclórica, nas óperas chinesas e também nas formações orquestrais.

ZhongRuan (中阮)
O Zhong Ruan pertence a família dos instrumentos de corda tangida Ruan, semelhante a um violão tenor. Criado na dinastia Qin, na antigüidade era conhecido por Qin Pipa por sua proximidade com o alaúde chinês “Pipa”. Na prática de câmara este instrumento, por seu timbre suave, serve como instrumento de condução melódica, muito embora, possa servir também como acompanhamento harmônico. Com a expansão da orquestra chinesa no séc XX este instrumento ganhou sua própria família, e passou a ser classificado como zhong (tamanho médio).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s