projetos

Jesuítas na China

Os jesuítas e a música na corte chinesa do Qing (1644-1911)

:: JESUÍTAS NA CHINA  É bastante conhecida e documentada a história das relações entre Ocidente e Oriente estabelecidas pelos jesuítas entre os séculos XVI e XVIII, sobretudo pela ‘prática de aculturação’ que souberam cultivar na incorporação dos hábitos e costumes que definiam a sociedade chinesa na época. Uma vez inseridos nos estratos privilegiados da sociedade chinesa serviram-se de estratégias de apresentação das artes europeias à classe letrada chinesa como objeto de mediação cultural, incluso a música. Ampliando o diálogo e a comunicação com o império chinês, os jesuítas reconheceram no encontro com os letrados um potencial específico àquelas obras musicais destinadas a representar ambas as culturas numa síntese artística inédita, mesclando a música imperial dos chineses com a música barroca européia.
O projeto artístico “Jesuítas na China”  apresenta obras de caráter híbrido das culturas musicais chinesa e europeia, numa síntese de sonoridades instrumentais herdadas de uma prática musical barroca, e relativizadas face àquelas que, na transição dinástica dos Ming (1368–1644) aos Qing (1644–1911), perfilavam a música imperial chinesa. Assim, este projeto retrata o longo processo de entrada da música européia na corte chinesa, imbuída pelo espírito da arte setecentista, sob a coordenação dos Jesuítas. O programa apresenta obras musicais de jesuítas consagrados, como Jean Joseph Marie Amiot, e obras imperiais chinesas das casas dinásticas Ming e Qing. Por fim, buscamos retratar a exposição do Extremo-Oriente tal como este se apresentou ao Ocidente, entre os séculos XVI e XVIII, a definir os termos de uma consciência européia, e mais geral, acerca do Oriente.

 

Vozes da Revolução

Músicas que marcaram a revolução chinesa nos anos decorrentes a Fundação da República da China (1912).

:: VOZES DA REVOLUÇÃO consiste na apresentação de um panorama musical das músicas que marcaram a revolução chinesa, nos anos decorrentes a Fundação da República da China (1912), na figura de seus primeiros compositores, os quais, tendo sido educados nos conservatórios europeus, levaram a China conhecimentos adquiridos sobre a música clássica europeia, mesclando-os com a arte folclórica chinesa. Concebido e realizado pelo Ensemble Gaoshan Liushui de música chinesa, “Vozes da Revolução” busca explorar as relações artísticas e as novas sensibilidades que, a partir do intercâmbio com a música europeia, formaram o novo espírito musical da China, amplamente difundido durante o século XX, numa sociedade em plena transformação social. O Ensemble Gaoshan Liushui traz pela primeira vez ao público brasileiro toda originalidade e beleza com que músicos chineses, da primeira metade do século XX, rescreveram as tradições musicais, com olhos voltados à música ocidental, concebendo uma nova estética musical para aquela China em transformação.
O formato da apresentação segue uma divisão em três momentos caracterizados por ambientes sociais onde a música preenchia o espaço dos acontecimentos. Iniciando pela atmosfera dos clubes de música do início da década de 1930, em que a música chinesa, numa profusão de expressões ligadas ao cinema e ao teatro, se fundia aos ideais da vida moderna, traz-se à tona a sonoridade das primeiras orquestras chinesas que preenchiam os clubes e salões de Shangai na figura do Xiao Youmei (蕭友梅: 1884–1940). Seguindo para a atmosfera noturna dos saraus de música e poesia realizados nas ruas e vielas, predominados pelos temas folclóricos readaptados para o violino chinês por Liu Tianhua (劉天華: 1895–1932), e passando pelas canções de Nie Er (聶耳: 1912–1935) e Xian Xinghai (冼星海:1905–1945) em homenagem aos heróis da resistência da guerra Sino-Japonesa (1937–1945), o panorama encerra com as canções folclóricas que marcaram o gênero da nova “Música Nacional” (Guo Yue 国乐), ainda hoje figuram nas cenas artísticas da China e do Oriente.
Dentre músicas que compõem esta área temática destacam-se:
>> Suwu cuida da cabras (1911) 苏武牧羊 Tian Xihou/Bai Zongwei
>> Nuvens correndo atrás da lua 彩雲追月Nie Er (1912-35)
>> Dança da Serpente dourada 金蛇狂舞 Nie Er (1912-35)
>> Anoitecer良宵Liu Tianhua (1895–1932)
>> Ária “escolta feminina” da Ópera de Pequim 京调 Gu Guanren (1942)
>> Poema do Feijão Vermelho 紅豆詞 Liu Xue (1905-1985)
Confira o vídeo deste projeto abaixo!

Paisagens da China

Uma viagem geográfica pelas músicas folclóricas da China

:: PAISAGENS DA CHINA como projeto temático consiste na apresentação da variedade musical chinesa se valendo da relação entre geografia e as nuances culturais de cada região da China. O Ensemble interpreta obras musicais folclóricas das diversas culturas folclóricas chinesas, explorando o lirismo das canções ao virtuosismo das peças instrumentais, na interpretação de elementos da natureza na cultura chinesa como a lua, o mar, o trovão e também a conexão profunda de algumas músicas com a literatura, poesia e outras formas de artes tradicionais na China. O projeto conta ainda com apresentações musicais comentadas onde os músicos dialogam com público e contam aspectos da história e música desta cultura milenar. Dessa forma, conduzimos o público a uma viagem pelos diferentes aspectos culturais, geográficos e temporais daquele país através de nossa música.
Dentre músicas que compõem esta área temática destacam-se:

>> Melodia do Bambu Preto 紫竹調 Folclore JiangSu
>> O Luar sobre a lagoa tranquila 平湖秋月 Wenchen Lu (1898-1981)
>> Corrida de Cavalos 賽馬 Huang Huai Hai (1935)
>> Luar sob a Fonte Er Quan 二泉映月A-Bing (1893-1950)
>> Jasmim 茉莉花 Folclore SuBei
>> Trovão na estiagem 旱天雷 Folclore Guandong
>> Montanhas são verdes, 高山青 Foclore de Taiwan

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s